Arthur Aron
Arthur Aron (nascido em 2 de julho de 1945) é professor de psicologia na Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook. Ele é mais conhecido por seu trabalho sobre intimidade nos relacionamentos interpessoais e desenvolvimento do modelo de autoexpansão da motivação em relacionamentos íntimos.
Infância e educação
[editar | editar código-fonte]Arthur Aron recebeu um diploma de bacharel em psicologia e filosofia em 1967 e um mestrado em psicologia social em 1968, ambos pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Ele obteve um PhD em psicologia social pela Universidade de Toronto em 1970.
Carreira
[editar | editar código-fonte]O trabalho de Aron concentra-se no papel, criação e manutenção de amizade e intimidade nos relacionamentos interpessoais. Ele desenvolveu o modelo de auto-expansão de relacionamentos íntimos; ele postula que uma das motivações que os seres humanos têm para formar relacionamentos íntimos é a auto-expansão, isto é, "expansão do eu ", ou crescimento e desenvolvimento pessoal.
Vida pessoal
[editar | editar código-fonte]Aron é casado com a psicóloga Elaine Aron.[1]
Referências
- ↑ WebMD, Elaine N. Aron, PhD biography
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Arthur Aron's CV». State University of New York at Stony Brook
- Sprecher. «Love and the Expansion of Self: Understanding Attraction and Satisfaction by Arthur Aron; Elaine Aron». Contemporary Sociology. 17: 268–269. JSTOR 2070652. doi:10.2307/2070652
- «To Fall in Love With Anyone, Do This». The New York Times
- «No. 37: Big Wedding or Small?». The New York Times